Como fazer cerveja caseira

Se você chegou até este artigo, é porque você tem pensado na ideia de fabricar sua própria cerveja caseira.

Diferente do que muita gente pensa, é possível sim fazer sua cerveja em casa de modo descomplicado e até mesmo prazeroso.

Quer saber como? Basta continuar a leitura do post, onde traremos alguns pontos essenciais antes de, de fato colocar a mão no malte. Confira!

Conheça a matéria-prima

Parte dos insumos fundamentais para a fabricação da cerveja caseira são o malte, a água cervejeira, o lúpulo e as leveduras.
Se você não conhece muito a fundo os insumos, trazemos a seguir uma breve descrição de cada um deles.

água cervejeira

A água cervejeira possui um papel muito importante no procedimento de fabricação, podendo inclusive influenciar a qualidade e o sabor da sua cerveja caseira.

Sendo assim, é imprescindível compreender a fundo as técnicas e detalhes para as adaptações dos seus perfis.

 

Cevada e malte

A composição do malte é responsável pela coloração e sabor da bebida, além de influenciar de forma direta na sua espuma, bem como no “corpo” da cerveja.

Além do mais, durante o procedimento de fabricação de cerveja, o fermento irá realizar uma conversão dos açúcares fermentáveis do malte em álcool e gás carbônico.

A maioria das cervejarias caseiras e artesanais opta pelo uso de  maltes de cevada e trigo .

Isso porque eles integram uma grande variedade de receitas de cerveja. Vale ressaltar também que elas contam com características que asseguram aromas e sabores mais marcantes. Durante o processo de fabricação da cerveja, a cevada passa pelo processo de mateação.

Lúpulo

O lúpulo é uma planta trepadeira pertencente à família Canabidácea e gênero cannabis – a mesma da maconha. Embora sejam “parentes”, o lúpulo não traz nenhum efeito entorpecente, e sua utilização varia de acordo com a cerveja produzida. Em outras palavras, o produto final irá depender da quantia e característica usada no procedimento de fabricação.

Leveduras

As leveduras atuam nos processos de fermentação do mosto, formação dos aromas e sabores da bebida, além de transformar o mosto em cerveja.

Equipamentos

Em relação aos equipamentos para fazer a sua cerveja artesanal, não será necessário nenhum equipamento extraordinário, como muitos acreditam que é.

Os equipamentos para a fabricação da cerveja caseira são: Balança Digital, moedor de cereais, caldeirão de alumínio n° 36 com válvula extratora, termômetro alimentício, colher grande, fogareiro de alta pressão, proveta de 250 ml, densímetro de massa específica, filtro para o mosto, escumadeira, peneira grande, baldes de plástico alimentício de 22 litros com tampa e torneira, airlock, geladeira com termostato, garrafas e escova para limpar garrafas.

Principais ingredientes cerveja caseira

Principais ingredientes cerveja caseira

Produção da cerveja caseira

Uma das partes mais importantes da fabricação de cerveja caseira é a moagem do malte. Por isso, é imprescindível fazê-la de forma correta, para que, posteriormente, a brasagem seja eficiente.

A brassagem por sua vez trata-se do procedimento de cozimento do malte com a água quente, onde o amido dos grãos é convertido maltose, além de outros carboidratos que formarão o mosto.

Com o término do processo da brasagem, é dado início o procedimento de lavagem do mosto, cuja finalidade é separar o mosto açucarado do bagaço. O objetivo aqui é evitar que partículas sólidas passem para o procedimento de fervura, que é a última etapa quente do processo de produção de cerveja, sendo também a responsável pela formação de uma parte dos aromas e sabores da bebida.

O procedimento é a lupulagem, que é seguido do resfriamento do mosto, fermentação, maturação da cerveja, envase e por fim a carbonatação.

Este é o guia inicial para a fabricação de cerveja caseira. Se você deseja investir nesta área e até mesmo abrir um negócio, invista em cursos especializados. Bom aproveito!


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Categorizados em: