Como montar uma cervejaria artesanal

Considerada a bebida preferida do brasileiro, a cerveja é um produto que vem sido produzido há milhares de anos, algo em torno de 5 a 7 mil anos, quando os trabalhadores eram pagos com a bebida.

Naqueles tempos, a cerveja era produzida a partir da cevada, trigo e mel. Anos depois na Alemanha, a conservação da bebida passou a ser em temperaturas baixas, dentro de cavernas geladas, por conta do verão, que acabavam estragando a cerveja.

O tempo foi passando e a produção da cerveja foi sendo aprimorada, bem como sua popularidade no mundo foi aumentando cada vez mais. Como se sabe, aqui no Brasil a “loura” é uma paixão nacional, juntamente do futebol e do carnaval.

Mas, mais do que apreciar a bebida, nos últimos dez anos, vários brasileiros vêm buscado investir na fabricação de cerveja artesanal, uma vez que este mercado vem crescendo cada vez mais e cativando o público.

Se você chegou até este artigo, é porque o título lhe chamou a atenção. Aqui, vamos discorrer sobre este mercado recente e te ajudar a como montar a sua fábrica de cerveja artesanal. Confira!

Cervejas artesanais brasileiras

De acordo com os dados levantados pela Associação Brasileira das Microcervejarias (Abmic), existem apenas 300 microcervejarias no país.

Boa parte deste mercado está localizada nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no estado de Santa Catarina.

São eles os responsáveis pela maioria das fabricações de cervejas artesanais do Brasil.

Como é o mercado da cerveja artesanal no brasil?

Como dito anteriormente, o mercado de cerveja artesanal no Brasil ganhou popularidade há dez anos. Um mercado ainda em ascensão, a maioria da população que consome a cerveja artesanal são homens jovens da faixa etária de 35 anos de idade, pertencentes às classes A e B.

Enquanto o público masculino desta idade gosta de apreciar novos sabores, as mulheres das mesmas classes têm preferência pelas cervejas Premium, cujo sabor é mais suave.

Se você tem o projeto de montar uma cervejaria artesanal, é preciso ter ciência de que a maior dificuldade deste setor é o alto custo do produto artesanal. Em outras palavras, o mercado pode mostrar-se um tanto quanto difícil para os iniciantes.

Lembre-se!
Todavia, é válido ressaltar que em alguns estados brasileiros, como no Rio de Janeiro, a produção da cerveja artesanal vem se expandindo, e muitos comércios têm mostrado êxito em relação à evolução do mercado e produto.

Como montar uma cervejaria artesanal

Para montar uma cervejaria artesanal, recomenda-se ao empreendedor a procura por uma incubadora. As incubadoras ajudam na ligação de mecanismos e instalação para excitar o mercado e determinar pequenas fábricas independentes/caseiras.

Outra alternativa é fazer a contratação de um mestre cervejeiro e realizar a adaptação do local onde será a instalação da cervejaria. Lembrando que, a instalação deve estar de acordo com as leis de higiene e produção.

Agora, entramos em uma questão delicada e que você estava esperando: Números.  Qual o valor inicial para o investimento da cervejaria artesanal?  A resposta para esta pergunta é R$500.000 e a área mínima do estabelecimento deve ser de 40 metros.

Em relação ao faturamento médio mensal, para uma produção de 10 a 15 mil litros de cerveja, o lucro é de R$ 57 mil, enquanto o retorno de investimento ocorre em um período de 30 a 68 meses.

Como você pode ver, para dar início ao negócio no ramo de cervejaria artesanal, é fundamental traçar um plano de negócios eficiente. Leve o tempo que for para concretizar seus cálculos, estude o mercado e até mesmo os riscos. A especialização no assunto também é importante, pois, o quanto mais souber sobre o mercado, melhor.

Confira neste link um estudo do Sebrae que identifica as oportunidades características deste ramo.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Categorizados em: